Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008

Biblioteca de prototipagem rápida de interfaces tangíveis - CERIALCOME



Descrição
O objectivo deste projecto consiste em dotar o ambiente de desenvolvimento do Director Mx da possibilidade de ligação rápida aos interfaces físicos e aos sensores electrónicos sem que seja necessáriom recorrer à programação. Foi desenvolvido, tendo em mente, a importante comunidade de artistas e designers que conhecem e utilizam com frequência o Director, como uma ferramenta visual de produção de conteúdos multimédia, mas que não têm competências ao nível da programação.
Os sensores e os dispositivos de interface físicos oferecidos pela electrónica são um instrumento valiosos para o desenvolvimento de instalações de arte digital ou de artefactos de comunicação visual como são o exemplo dos quiosques e das montras interactivas. A presente biblioteca pretende facilitar a prototipagem de soluções ao nível da interacção, abstraindo a camada técnica da programação que, regra geral, se traduz num obstáculo afastando a comunidade de artístas e designers da exploração tecnológica. Durante a presente década, temos vindo a assistir a um visível esforço no sentido de aproximar o público menos especialista, ao nível da programação e da electrónica. Exemplo dessa tendência são os casos da comunidade open-source ARDUINO, que nasceu na Itália, da companhia americana PARALAXE, que comercializa os micro-controladores STAMP ou da empresa do Reino Unido que disponibiliza a linha PICAXE.
Após a sua instalação, surge no painel Library um conjunto de novas funcionalidades, passíveis de serem directamente arrastadas para cima de qualquer sprite na Timeline ou no Stage.
Qualquer sensor analógico (potenciómetro, foto-diôdo, sonar, acelerómetro ... ) comunica com a biblioteca a partir de uma placa micro-controlada (Picaxe, Arduino, Stamp ...) pela porta série. A presente versão foi testada apenas para as gamas de placas PICAXE.

Requisitos
- Sistema operativo Win32 (brevemente também para mac).
- Placa Picaxe (qualquer versão).
- Porta Série.
Todavia, a biblioteca é compativel com qualquer placa microcontrolada que se lique ao PC por Porta Série ou por BlueTooth). Brevemente será disponibilizado o firmware para Arduino Bluetooth e Arduino Diecimila.


Instalação
1- Copiar o ficheiro CERIALCOMEXtra.x32 para a directoria de xtras onde se encontra instalado o Director. A localização típica é:
C:\Programas\Macromedia\Director MX 2004\Configuration\Xtras\Scripting
download [guardar como]

2- Copiar o ficheiro CERIALCOME.CST para a directoria de libs onde se encontra instalado o Director. A localização típica é:
C:\Programas\Macromedia\Director MX 2004\Configuration\Libs
download [guardar como]

3- Inserir o seguinte firmware na placa PICAXE com o valor de 4MHZ na janela de opções.

main:
    readadc 1,b1
    sertxd(#b1,0)
goto main

A partir do site da PICAXE encontramos toda a documentação necessária para instalar o software no sistema operativo.



Funcionamento
Após concluída a instalação, a sua utilização é simples e directa.

1- ligue um componente analógico à placa PICAXE, como por exemplo um potenciómetro.
O potenciómetro tem 3 terminais, o que se encontra ao centro liga-se ao pino nº1 da Placa, os restantes dois terminais das duas extremidades ligam-se ao pino V e ao pino G (a ordem afecta apenas o sentido da acção).

2- Abra um novo documento no Director.

3- Localize a Biblioteca CERIALCOME e arraste o Behavior INIT para o Cast do projecto.

4- Crie uma sprite (shape, texto ou imagem).

5- Arraste um ou vários Behaviors da biblioteca sobre o sprite.

nota: a comunicação com a placa é realizada por omissão na porta nº 1 e a uma velocidade de transmissão de 4800 baudrate. Estes parâmetros podem ser modificados no Movie Script INIT.

imagem da biblioteca no painel Library


Funcionalidades
A primeira versão da biblioteca CERIALCOME contém apenas as acções mais usadas. Nas próximas versões serão acrescentadas novas funcionalidades.

INIT
Script que suporta os Behaviors da biblioteca. É necessário colocá-lo no Cast do projecto.

CONTRASTE COR FIGURA
Este Behavior é arrastado sobre o sprite que pretendemos controlar a propriedade de luminância numa escala de cinzentos.

LOOP SPRITE
Aplica-se ao sprite de forma a que o valor analógico desloque a cabeça de leitura ao longo da sua duração no Score permitindo controlar a animação.

ROTAÇÃO SPRITE
Aplica-se sobre o Sprite e controla a sua rotação. Admite definir uma gama de rotação entre um valor mínimo e máximo.

OPACIDADE SPRITE
Semelhante ao Behavior que controla a luminosidade, mas neste caso é o valor da opacidade que é modificado.

ESCALA SPRITE
Modifica as propriedades de largura e altura do Sprite proporcionalmente.

GO FRAME PLUS 1 LIMIAR
Arrasta-se para o canal de FrameScript. Pára a cabeça de leitura e espera que o valor do sensor seja maior ou menor que um limiar ajustável, nesse caso, avança para a próxima frame que possui uma etiqueta (label), permitindo controlar a navegação ao longo do filme.

A fazer
Mais acções, sobretudo de navegação.

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publicado por nop às 22:55
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